terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Torrões de Baunilha




Desde miúda que via a minha Mãe fazer torrões de açúcar para a Páscoa, e sempre que podia eu ajudava-a. Os tempos foram passando... entretanto a receita perdeu-se, com muita pena minha. Eram torrões de baunilha, ou de côco, ou de amêndoas, morangos, nozes, chocolate, ananás... enfim era uma grande variedade... conforme a imaginação.
Este ano quero voltar a fazê-los. Tenho uma receita que me foi dada pela minha amiga Augusta, a qual vou experimentar, e que vos darei em seguida.

Torrões de Baunilha
2 latas de leite condensado
900 gr. de açúcar refinado (em pó)
200 gr. de manteiga
gotas de essência de baunilha q.b.

Misturar o leite condensado, o açúcar e a manteiga numa panela. Vai a ferver, mexendo sempre, 8 a 10 minutos, até fazer ponto. Por fim deita-se as gotas de baunilha.
Num tabuleiro quadrado ou rectangular coberto com uma folha de papel vegetal, deita-se a mistura e deixa-se amornar, nesta altura corta-se aos quadrados com uma faca humedecida com água quente, para não colar e se desfazer.


Como vêm é facil, rápido e muito bom!!!

P.S. Se alguêm tiver outra receita de torrões de açúcar e que queira partilhar comigo...agradecia. :)